___________________________________________________________________________________________
Banheiro Toré
O espaço leva minha assinatura e possui um conceito ousado, criativo e acolhedor, num espaço de 14m², voltado para a proposta de resgatar as origens familiares, a ancestralidade, através de tendências e experiências naturais voltado aos elementos nativos da região.
“Com o passar do tempo, o ser humano foi se desconectando de suas raízes, vivendo em um ritmo cada vez mais acelerado, de forma cada vez mais egoísta, desrespeitando a natureza e a si mesmo. Agora, o Homem está doente e a Mãe Terra pede socorro”.
Essa definição exprime o conceito do projeto.
Selecionei elementos que fazem referência à ancestralidade e à cultura brasileira, artefatos indígenas e artesanato regional, transitando em perfeita harmonia, além de valorizar a beleza da natureza original do nosso país.
Para fechar o projeto com chave de ouro, todos os elementos em madeira do espaço são certificados ou de árvores caídas, além dos objetos decorativos serem artesanais, o que representa meios de produção mais sustentáveis.
""Atrás de mim estão TODOS os meus ancestrais me dando força. A vida passou através delEs para chegar até mim. E em honra a elEs eu viverei plEnamente.”""
Bert HelLinger
Todos os materiais, acabamentos e detalhes foram escolhidos com muito carinho, tornando o espaço acolhedor.
O tema da mostra em 2021, “A Casa Original”, veio a calhar com a situação em que nos encontrávamos: uma pandemia. Eis a necessidade do ser humano de honrar suas origens, retomar o contato com a natureza e perceber a beleza do que é simples, porém essencial.
Precisamos reestabelecer nossa relação com o planeta de forma respeitosa, mas, além de olhar ao nosso redor (para o próximo e para o meio ambiente), é preciso, antes de tudo, olhar pra dentro.
_____________________________________________________________
"Tons terrosos e o pergolado amadeirado representando simplicidade e relembrando a cultura do barro, casas de taipa e de pau a pique, pois desde os primórdios o ser humano utiliza a argila, já que é um recurso abundante, na arquitetura vernacular."
Toré
Segundo a Funai, Fundação Nacional do Índio, o Toré é um ritual comum a várias etnias do Nordeste brasileiro. Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira.
A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos. Cada comunidade possui um Toré próprio e singular, apresentando variações de toadas, ritmos e expressões.
O banheiro foi projetado pensando nas origens do povo brasileiro (grande influência indígena com valorização do artesanato local) e no contato com a natureza e com a espiritualidade como forma de cura.